sábado, outubro 07, 2006

Reflexão 2 - Pequenos momentos que mudam a história

Pequenos pormenores mudam uma vida. Um marido deu um beijo à mulher e disse-lhe que ela estava linda. Há muito tempo que não o fazia. Ele tinha-a ferido sem se aperceber. O seu pequeno gesto reeditou uma janela da memória da mulher onde havia uma mágoa oculta. A alegria voltou. Durante toda a vida, precisamos de graça e gentileza (Platão, 1985).
Um pai elogiou um filho. O elogio partiu do coração do pai e penetrou nos becos da emoção do filho, oxigenando a relação que há muito tempo estava desgastada. Um beijo, um elogio, um abraço desferido no golpe de um segundo são capazes de superar uma dor alojada à semanas, meses ou anos.Os que desprezam os pequenos acontecimentos nunca farão grandes descobrimentos. Os pequenos momentos mudam grandes rotas. Foi isso que aconteceu há muitos séculos na vida de alguns jovens que moravam à beira da praia de um país explorado e castigado pela fome. Pequenos momentos mudaram a maneira de pensar a existência. O mundo nunca mais foi o mesmo.
Dinâmica da Reflexão:

Neste pequeno local deverá ser realizada uma pequena discussão acerca das pegadas e patadas que cada uma das pessoas deixa. Para tal, aquando dessa partilha de cada uma das pessoas, deverão arranjar duas pedras que deverão carregar com eles, a fim de se recordarem das pegadas e patadas que deixaram ao longo da sua vida