sábado, outubro 07, 2006

Reflexão 4 - “Lava Pés”

Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a Sua hora de passar deste mundo para o Pai, Ele amara os Seus que estavam no mundo, levou até ao extremo o Seu amor por eles. No decorrer da ceia, tendo já o Diabo metido na cabeça a Judas Iscariotes, filho de Simão, que O entregasse, sabendo Jesus que o Pai depositara nas Suas mão todas as coisas e que havia saldo de Deus e ia para Deus, levantou-se da mesa, tirou as vestes e, tomando uma toalha, colocou-a à cinta. Depois deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cinta. Ao chegar a Simão Pedro, este disse-Lhe: “ Tu vais lavar-me os pés?” Jesus respondeu-lhe: “ O que faço, tu não podes entendê-lo agora, mas hás-de sabê-lo depois”. Pedro insistiu: “ Nunca me lavarás os pés”. Jesus respondeu-lhe: “Se Eu não te lavar, não terás parte comigo”. “Senhor – disse-lhe Simão Pedro – não só os pés, mas também as mãos e a cabeça!” Jesus respondeu-lhe: “Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois está limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. Ele bem sabia quem O ia entregar; por isso, disse:”Nem todos estais limpos”.
Depois de lhes lavar os pés, de retomar as Suas vestes e de Se pôr de novo à mesa, disse-lhes:”Compreendeis o que vos fiz? VÓS chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, visto que o Sou. Ora, se Eu vos lavei os pés, sendo Senhor e Mestre, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior que o senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Uma vez que sabeis estas coisas, felizes sereis se as puserdes em prática. Não falo de todos vós; conheço os que escolhi, mas é para se cumprir a escritura: “o que come o pão Comigo levantou contra Mim o seu calcanhar”. Desde já vo-lo digo antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis Quem Eu Sou. Em verdade, em verdade vos digo: Quem recebe aquele que Eu enviar, é a Mim que recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou”.